Você sabe o que é e como obter crédito agrícola? Entenda as particularidades dessa solução e veja como solicitá-la sem burocracia!
Última atualização 13/05/2024
A produção rural tem diversas etapas e exige investimentos de quantias elevadas. No processo, muitas vezes é necessário recorrer ao crédito agrícola. A solução oferece diversas vantagens, ampliando a capacidade produtiva e impulsionando as vendas.
Para selecionar a linha de crédito mais adequada para cada caso, é fundamental conhecer as oportunidades disponíveis no mercado e realizar um planejamento eficiente. Com a medida, produtores rurais e distribuidores de insumos têm a chance de crescer e ampliar os seus resultados.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre o crédito agrícola e saberá como solicitar a solução. Acompanhe!
O que é crédito agrícola?
O mercado conta com diversas possibilidades para a captação de recursos. Nesse contexto, o crédito agrícola é uma solução personalizada para quem atua no segmento, entendendo as particularidades do setor e as necessidades dos gestores da área (players).
Esse tipo de crédito atende aos critérios específicos de produtores e distribuidores de diferentes categorias. O foco pode ser no desenvolvimento da pecuária ou das culturas de soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, por exemplo.
As características das linhas de crédito costumam ser pensadas para oferecer uma boa experiência ao cliente. Para tanto, são consideradas as rotinas, os valores praticados no setor e as condições necessárias para viabilizar o trabalho no campo.
Logo, o crédito agrícola contribui para os players aumentarem a produção ou as operações, além de bancar outros custos na agricultura e pecuária. Ele facilita também o planejamento financeiro, auxiliando na redução dos custos e nos investimentos para a otimização dos processos e comercialização dos produtos.
Qual é a importância desse setor?
Como você viu, o crédito agrícola atende às necessidades específicas da agricultura e pecuária. Assim, é válido destacar a relevância dos setores para a sociedade e para a economia. No Brasil, o agro se destaca por ser altamente competitivo, além de gerar muitos empregos.
Outro ponto é que o segmento produz e distribui alimentos, fibras e bioenergia tanto para o Brasil quanto para outras nações. Segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agricultura é responsável por 21% dos empregos formais no país.
A pesquisa informa que, em 2022, a agricultura representou 24,8% do PIB (Produto Interno Bruto) e 47,6% das exportações brasileiras. Nos resultados de 2023, o país era o primeiro produtor mundial de soja e o quarto de algodão, além de ser o maior exportador de carne bovina do mundo e o segundo de algodão.
O estudo demonstra que o crescimento do setor agrícola nacional está relacionado às pesquisas e conhecimentos que são convertidos em tecnologias. Assim, o segmento passa por uma constante evolução, que aumenta a produtividade, a qualidade de vida, a preservação ambiental e a geração de riquezas.
A Embrapa revela o papel do agricultor brasileiro nesse cenário, contribuindo com a sua capacidade empreendedora e visão de futuro. Ele é o catalisador do desenvolvimento, incorporando as novas tecnologias e impulsionando os resultados.
Qual é a importância do crédito para agricultores?
Agora que você já sabe o que é o crédito agrícola e a importância do setor no Brasil, é o momento de descobrir como as soluções financeiras contribuem com o seu desenvolvimento.
Acompanhe!
Oportunidades de crescimento
A obtenção de uma linha de crédito de forma planejada auxilia na expansão dos empreendimentos do setor agrícola. A razão é que, ao se capitalizar, o agricultor consegue aproveitar as oportunidades de expansão, ampliando a sua capacidade de trabalho.
Como você viu, as tecnologias são fundamentais para o desenvolvimento do setor. Logo, ter recursos financeiros para investir pode ser determinante para incorporar as inovações do mercado e melhorar o desempenho da produção.
Taxas de juros mais atraentes
Uma solução financeira personalizada oferece condições de pagamento mais atraentes e adequadas aos agricultores. Neste sentido, é possível encontrar o crédito agrícola com taxas diferenciadas e prazos de pagamento ampliados.
Modalidades adequadas para cada atividade
O setor agrícola é bastante diverso, logo, cada tipo de atividade tem demandas específicas que muitas vezes não são contempladas pelas linhas de crédito tradicionais. Portanto, contar com soluções financeiras destinadas especificamente para o segmento proporciona benefícios ao player.
O produtor ou distribuidor tem acesso a condições diferenciadas em termos de prazos, valores a serem contratados, forma de negociação e liberação dos recursos.
Quais são as linhas de crédito agrícola disponíveis no mercado?
Após aprender sobre a importância do crédito agrícola, é válido conhecer as linhas disponíveis para o segmento. Confira!
Financiamento
O financiamento pode ser uma solução adequada a produtores rurais que desejam recursos para ampliar a sua capacidade produtiva sem burocracia. Distribuidores também têm a possibilidade de solicitar a alternativa, como forma de oferecer crédito ao cliente com autonomia.
Quando o processo é feito pelo distribuidor, ele participa do financiamento e contribui com a jornada do seu cliente, melhorando o relacionamento e impulsionando as suas vendas. Com o financiamento rural do BTG Pactual Empresas, você encontra crédito agrícola sem burocracia.
Nele, o player conta com taxas vantajosas em comparação com as demais alternativas do setor, por exemplo, o barter. Além disso, a liberação é mais rápida, permitindo que os recursos estejam disponíveis com eficiência para o titular dar início ao uso desses recursos na sua produção.
Vale destacar que, no financiamento do BTG Pactual Empresas, o crédito tem destaque para as culturas de soja e milho. Há a oferta de volumes a partir de R$ 1 milhão, com prazo a partir de seis meses. Com relação às taxas, elas podem ser prefixadas ou pós-fixadas, em real ou dólar.
Os parceiros contam com uma plataforma exclusiva para acompanhar todo o processo. Também é válido ressaltar que, como garantia, você tem acesso a soluções como:
- alienação fiduciária da cultura ou da terra;
- aval dos integrantes ligados à produção (condomínio rural);
- alienação fiduciária do maquinário.
Dessa forma, a negociação é transparente, ocorrendo por um sistema simples e intuitivo. Trata-se de uma solução para quem busca uma jornada ágil e sem as burocracias que costumam fazer parte das linhas de crédito rural.
Cessão de Recebíveis Agro
Outra possibilidade de crédito agrícola é a Cessão de Recebíveis Agro. Na solução, revendedores distribuidores, cerealistas e demais players contam com a possibilidade de transformar as vendas em caixa de maneira rápida.
Ela abrange, por exemplo, negociações com fertilizantes, defensivos, sementes, insumos biológicos e até mesmo máquinas e implementos agrícolas. A alternativa é menos burocrática para capitalizar o empreendimento — abrangendo um processo de análise rápido e totalmente digital.
Para a operação, você pode utilizar duplicatas, notas fiscais, barter e CPRs (Cédulas do Produto Rural) financeiras. No BTG Pactual, é possível aproveitar condições comerciais atrativas, com carteira a partir de R$ 5 milhões, vencimento a partir de 60 dias e uma taxa de desconto prefixada.
A alternativa pode oferecer vantagens importantes ao player, como a terceirização da cobrança e a facilidade na operação. Da mesma forma, há a oportunidade de se capitalizar sem contrair uma dívida, afinal, os recebimentos já estão previstos no caixa do negócio.
Portanto, a Cessão de Recebíveis Agro é uma forma de obter liquidez, contribuindo com o planejamento financeiro e os resultados do empreendimento de forma geral.
Como solicitar essa solução?
Até aqui, você conheceu as principais informações sobre o crédito agrícola e as alternativas disponíveis no mercado. Agora é o momento de saber como solicitar a solução de forma simples e totalmente digitalizada por meio do BTG Pactual.
Entenda o passo a passo!
Faça a solicitação
O primeiro passo para obter o seu crédito agrícola é realizar a solicitação junto ao banco. Para tanto, basta preencher um formulário, informando dados básicos do responsável e da empresa. São poucas perguntas e, a partir delas, o BTG Pactual prossegue com a pesquisa no SCR (Sistema de Informações de Créditos).
Acompanhe a análise pelo portal
Após encaminhar o formulário, o responsável deverá aguardar a análise do banco, que ocorre rapidamente. Na etapa, é possível acessar os dados pelo portal e contar com o auxílio da equipe do BTG Pactual para lidar com todas as dúvidas que surgirem.
A plataforma proporciona mais transparência no processo, permitindo que o solicitante acompanhe todos os passos de maneira ágil e simples. Como resultado, ele não precisa lidar com as burocracias comuns no crédito rural tradicional.
Receba a sua análise de crédito
Com a análise realizada, o banco entrará em contato com o cliente, informando as possibilidades para a concessão do crédito agrícola. O processo leva pouco tempo, considerando a complexa e atribulada rotina dos agricultores.
Negocie com o BTG
Uma vez que o produtor ou distribuidor avalie as alternativas disponíveis para seu caso, ele terá a oportunidade de negociar e encontrar as melhores condições para a solução escolhida. Os termos podem ser personalizados conforme a sua atuação e necessidades.
Acesse o dinheiro
Com todos os passos anteriores concluídos, bastará formalizar o contrato. Desse modo, o solicitante terá o dinheiro disponível em sua conta para começar a investir em seus projetos e aproveitar os resultados no empreendimento.
Entendeu como obter o crédito agrícola com condições especiais e soluções personalizadas para o setor? A adaptabilidade das alternativas direcionadas ao segmento pode fazer toda a diferença na expansão do seu empreendimento.
Fonte: BTG Pactual